Área de clubes
08 AGO 2021 07h00

Ultra Trilhos Rocha da Pena 2021

Categoria Trail Local Rocha da Pena - Salir
< voltar
 
O UTRP – Ultra Trilhos Rocha da Pena é um evento desportivo de caráter lúdico e competitivo que tem por objetivo divulgar e promover não só a prática desportiva, em especial na modalidade de trail running, mas também os territórios onde decorre o evento.

Após uma paragem devido à pandemia, que ainda vivemos, a organização preparou uma 7ª edição especial do UTRP – Ultra Trilhos Rocha da Pena de forma a que se sinta que não estamos só a retornar à antiga normalidade mas que possa regressar a competir com toda a segurança e o mesmo desafio competitivo.

O UTRP – Ultra Trilhos Rocha da Pena desenvolve-se por zonas de extrema beleza natural e vasto património cultural e ambiental, nomeadamente na Área protegida da fonte da Benémola e da Paisagem Protegida Local da Rocha da Pena, que dá o nome ao evento.

Os percursos do UTRP atravessam o território do aspirante Geoparque Algarvensis (www.geoparquealgarvensis.pt) Loulé-Silves-Albufeira que pretende valorizar e promover todo um território e o património local e regional a nível internacional, contribuindo em particular para o estudo e a preservação do património geológico e cultural existente. O aspirante Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira pretende valorizar e promover todo um território e o património local e regional a nível internacional, contribuindo em particular para o estudo e a preservação do património geológico e cultural existente. É nesta estratégia para uma maior coesão social e territorial dos concelhos de Loulé, Silves e Albufeira que estão previstas um conjunto de políticas e iniciativas de educação e sensibilização ambiental e de atividades de geoturismo, onde também se integra o UTRP – Ultra Trilhos Rocha da Pena.

O UTRP – Ultra Trilhos Rocha da Pena integra o circuito nacional de trail e o circuito nacional de ultra trail. O percurso de trail ultra é ainda uma prova do Campeonato Regional de Trail Ultra do Algarve (CRTUALG) da Associação de Atletismo do Algarve. Todas as provas atribuem pontuação ITRA.

REGULAMENTO DO CAMPEONATO REGIONAL ULTRA TRAIL DO ALGARVE

O UTRP – Ultra Trilhos Rocha da Pena é organizado pela ATR – Associação Algarve Trail Running – com o apoio da Associação de Atletismo do Algarve (AAALG), da ACS - Associação Cultural de Salir e com o apoio institucional da Câmara Municipal de Loulé, da Junta de Freguesia de Salir e da União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim.

O ato de inscrição pressupõe a aceitação integral do presente Regulamento, das normas da WA/FPA adaptadas ao trail running e das decisões dos juízes e do diretor da prova, que são soberanas e das quais não cabe recurso.
Para além do acima exposto, todo e cada um dos inscritos obrigam-se a cumprir as regras de conduta desportiva estabelecidas, imperando o respeito por todos atletas, organização e ambiente.
O estabelecido pelo presente regulamento tem, em primeiro e último lugar, o objetivo de salvaguardar a segurança do atleta.

Para qualquer das 3 distâncias da prova UTRP – Ultra Trilhos Rocha da Pena, Trail Curto, Trail Longo e Trail Ultra, só poderão participar indivíduos com idade superior a 18 anos, não sendo permitida a participação de atletas com idade superior a 70 anos (idade de risco em contexto pandemia COVID 19). Adicionalmente, só poderão participar indivíduos que gozem de boa saúde e se encontrem com uma condição e preparação física e mental apta a esforços a que se irão submeter, não se responsabilizando a organização por qualquer tipo de consequências provocadas pela sua participação e derivadas da sua forma ou condição física.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo link disponível no site oficial do evento em: www.utrp.pt.  No ato da inscrição o participante aceita incondicionalmente o presente regulamento.
As inscrições abrem dia 24 de maio às 22:00 e encerram às 23:59 do dia 23 de julho de 2021 ou antes, caso se atinjam os limites máximos para as diversas distâncias competitivas – UTRP, TLRP e TCRP.
 
O número total de inscrições disponíveis é de 420, com a seguinte distribuição:
 
 
A organização reserva 50 vagas adicionais no UTRP durante a 1ª fase de inscrições para os filiados na AAALG dado a prova integrar o Campeonato Regional de Trail Ultra. Após essa fase as vagas disponíveis serão libertadas.

A organização reserva ainda até 50 inscrições para satisfazer os seus compromissos com parceiros institucionais, patrocinadores e outras parcerias.

Os peitorais de atletas pertencentes a equipas poderão ser enviados por correio antecipadamente.

As inscrições serão única e exclusivamente aceites através do link disponível no site oficial do evento em: www.utrp.pt.
Após a inscrição será emitida uma referência multibanco com um prazo de pagamento. Passado o prazo sem que o pagamento seja efetuado, a inscrição fica inválida e terá que ser efetuada nova inscrição. Apenas os atletas com inscrição paga serão considerados.

Para participação nos Circuitos Nacionais de Trail da ATRP é obrigatória a indicação do número de associado ATRP. A não indicação do número de sócio ATRP ou a indicação de um número errado, impossibilitará a sua classificação para o Circuito Nacional, não se responsabilizando a organização por essa omissão.

Para participar no Campeonato Regional de Trail Ultra, os atletas filiados na AAALG, com o processo completo até ao final do período de inscrição deverão colocar o número de registo da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).
Um atleta que pretenda participar tanto no Circuito Nacional, como no campeonato Regional de Trail Ultra, só poderá representar uma equipa.

A veracidade dos dados fornecidos é da exclusiva responsabilidade do participante, inclusive para efeitos de seguro indicado no ponto 4.12. Não se aceitam alterações dos dados fornecidos pelos participantes após o término das inscrições.
Em caso de dificuldade, ou para informações adicionais, deverão contatar a organização através do email info@utrp.pt.

 

Existirão dois períodos de inscrição, com valores diferenciados, tal como indicado na seguinte tabela.
 



Não haverá direito à devolução do valor do pagamento da inscrição exceto se a prova for anulada previamente por motivos imputáveis à organização, fundamentalmente em contexto de pandemia COVID19. 

Em caso de incêndio, catástrofe natural ou se as forças de segurança ou socorro determinarem medidas excecionais devido a fenómenos naturais que obriguem à interrupção ou cancelamento da prova, não haverá direito à devolução do valor da inscrição.

As inscrições são pessoais e intransmissíveis.

Até ao dia 24 de julho a organização permite a mudança dos dados da inscrição para outro concorrente se solicitado por concorrente com inscrição confirmada. No caso de haver ainda vagas poderá ser permitida a mudança de distância da prova.



* Sujeito a alterações
** Partidas faseadas de 2 em 2 minutos

*** A entrega dos prémios de escalão pode ser ajustada de acordo com os tempos de chegada dos atletas do respectivo escalão.
 
Mais detalhes relativamente ao programa serão divulgados nos canais oficiais do evento, em especial em: www.facebook.com/utrp.pt e www.utrp.pt





Para efeitos de definição do escalão de competição, serão seguidas as normas da ATRP – Associação Trail Running de Portugal para a época desportiva em curso.
A época desportiva tem o seu início em 1 de novembro de 2020, terminando a 31 de outubro do ano seguinte. Os atletas mantêm o seu escalão durante toda a época desportiva, sendo o respetivo escalão atribuído com base na idade que o atleta terá a 31 de outubro de 2021, no final da época desportiva”.

Para a classificação por equipas conta a classificação dos três melhores atletas na classificação geral, independentemente do género/escalão. Haverá prémio para as três primeiras equipas.

Para o Campeonato Regional de Trail Ultra do Algarve a classificação por escalão será meramente estatística e não haverá prémios por escalão. Nesta competição haverá troféus para a classificação geral masculina e feminina.

Para a classificação por equipas, serão atribuídos prémios às 3 primeiras equipas em cada distância.

Para a classificação das equipas conta a classificação dos 3 melhores atletas na classificação geral, independentemente do género/escalão.

A não comparência na entrega dos prémios implica a sua perda.

A consulta integral do regulamento é obrigatória.

Irá receber os dados de pagamento no seu email.
A referência multibanco  tem um prazo máximo de 2 dias para pagamento.
Se não receber o e-mail comprovativo da sua inscrição, verifique na pasta de SPAM.


Apenas as inscrições pagas até ao dia 25 de Julho de 2021 aparecem na listagem de inscritos.