Área de clubes
02 MAI 2021 09h00

Circuito Corredor Completo AAALG - Super Sprint

Categoria Circuito Local Albufeira, Loulé , S.B.Alportel e Foia
< voltar
REGULAMENTO LISTA DE INSCRITOS RESULTADOS FINAIS Circuito Corredor Completo AAALG - Super Sprint
01 /06
MUITO IMPORTANTE

ATENÇÃO

Solicitamos a colaboração de todos os clubes/ atletas,  realizando a sua CONFIRMAÇÃO de participação até às 12:00h da próxima 4ª feira (28 de Abril) de forma a tornar os procedimentos de partida o mais corretos possíveis.

 

4.º ETAPA - MONCHIQUE 02-05-2021
.
.
 
 

LOCALIZAÇÃO DO PARQUE DE ESTACIONAMENTO E SECRETARIADO

CROQUI DA ZONA DE AQUECIMENTO E PROVA
-
NOTA: Os dorsais finais dos atletas são os que constam na página de resultados do evento e não da lista de inscritos prova a prova.
Os atletas que já têm dorsal atribuido desde o inicio do Circuito e que tenham participado em apenas numa prova, utilizam esse dorsal caso se inscrevam como extra nas provas a seguir.

TERMO DE RESPONSABILIDADE A ENTREGAR EM CADA ETAPA
 
RESULTADOS EM DIRETO
 
• É preciso ter a condição física adequada às características deste tipo prova, de curta duração, asfalto, terra batida, terreno montanhoso, desníveis, exposição ao sol, etc.;
• A inscrição só é valida, com o processo de filiação completo na Associação de Atletismo do Algarve;
• A inscrição é pessoal e intransmissível e é aceite por ordem de chegada;
• Realizar a totalidade do circuito/ traçado de cada prova;
• Preserve a flora e evite perturbar a fauna e não deixe lixo ou outros vestígios na zona circundante e no circuito da prova, sob pena de desclassificação;
• Ao inscrever-se está a concordar na íntegra com o presente regulamento;
• O presente regulamento está sujeito a alterações;
Neste período de retoma e com o objetivo de proporcionar a todos os praticantes de corrida, a possibilidade de manter “aceso” o espírito competitivo e em simultâneo poderem testar o seu “nível de forma” após um período de ausência de eventos competitivos da sua especialidade.
O objetivo deste desafio é proporcionar ao atleta corredor, uma competição por etapas, com distâncias mais curtas do que o habitual (treino de “potencia”), para determinar o/a corredor (a) completo (a).
A proposta de realização de um evento com as características organizativas que seja de aplicação e execução prática, bem como segura para todos os intervenientes.

Condições de participação

Idade de participação
As provas do CIRCUITO CORREDOR COMPLETO são destinadas apenas a atletas seniores (conforme recomendação da DGS) maiores de 20 anos (2000 e anteriores).
As distâncias de cada competição, estão indicadas no presente regulamento.
Para a participação nas provas o atleta deverá ter a sua inscrição previamente regularizada nos prazos estabelecidos e aceitar todas as normas constantes do presente regulamento.
É imprescindível ter a condição física adequada às características do género de cada prova, para percorrer os percursos no menor tempo possivel, com as seguintes características, e com tempos de esforço dentro de uma “zona temporal” aproximada:
  • Corta mato rápido, mas de dificuldade média
  • Corrida de asfalto em excelentes condições propício aos atletas mais rápidos
  • Trail em terreno montanhoso com características de alta montanha num constante sobe desce e desnível
  • Corrida “vertical” em montanha com um desnível positivo de grande dificuldade
É fundamental que o atleta tenha a noção de autogestão do esforço, quer físico, quer mental.
O apoio aos atletas por elementos externos à organização não é permitida, devendo o atleta, ter noção das suas necessidades durante a prova.
Colocação do dorsal
O dorsal é pessoal e intransmissível. O dorsal do atleta deve estar colocado à frente, em local facilmente visível aos elementos da organização e demais entidades que apoiam e/ou colaboram com a mesma. Em caso de desistência o atleta deverá entregar o dorsal à organização no secretariado da prova, comunicando dessa forma a sua desistência.

O comportamento inadequado, o recurso a linguagem ofensiva, a agressão verbal ou de qualquer outra espécie, será comunicado às autoridades sempre que o ato seja merecedor de tal.

Circuito “ Corredor Completo” – As provas
Organização
Partindo de uma experiência acumulada no âmbito da organização de eventos, a Associação de Atletismo do Algarve, com o apoio da Camara Municipal de Albufeira, Camara Municipal de Loulé, Camara Municipal de Monchique e Camara Municipal de São Brás de Alportel, e dos nossos clubes filiados, pretende dar resposta às necessidades dos amantes da modalidade, em organizar um circuito que engloba todas as vertentes da Corrida (Estrada, Corta Mato, Trail e Montanha), dando a possibilidade dos atletas corredores, de voltarem a competir na Região, com as necessárias medidas de higiene e segurança. A promoção e visibilidade deste projeto, só é possivel com o apoio das entidades acima mencionadas.
 
 
  O circuito é composto por 4 etapas com a seguinte calendarização:
  • 15 de novembro – 4km Corta Mato (Aldeia das Açoteias/ Albufeira)
  • 12 de dezembro – 5km (Quarteira)
  • 13 de dezembro - 3,5km Trail (Fonte Férrea/ São Brás de Alportel)
  • 02 de Maio 2021 – 1,3 km Montanha – Corrida Vertical (Foia/ Monchique)
 
Horários:
09h30 - Partida do primeiro atleta
12h00 – Encerramento do evento
 
Os “Corredores Vassoura” ou o responsável pela limpeza do circuito poderão retirar da prova qualquer corredor se o seu tempo na corrida, o seu estado de saúde assim aconselhar ou a sua conduta antidesportiva assim o entender.
Controlo realizado através de chip que o atleta tem de validar em cada prova. A não entrega e/ou perda de um chip à organização é da exclusiva responsabilidade do participante. Ficarão a cargo dos participantes todos os custos associados à sua reposição.
A partida em cada uma das distâncias será feita de forma faseada. Os atletas irão partir com intervalos de 30 segundos, devendo posicionar-se sobre as marcas numeradas que estarão dispostas na “boxe” de partida. Haverá 3 “zonas” de box, sendo a “zona” 3 a linha de partida.
Todos os participantes serão informados via email, durante a semana do evento, sobre o seu horário de partida. Na primeira prova os atletas serão agrupados sob responsabilidade da organização. A partir da 2ª prova, serão agrupados conforme as classificações, sempre do atleta melhor classificado para o pior (o melhor classificado será sempre o 1º atleta a partir).
O uso de máscara facial é obrigatório na “box” de partida e até à “zona” 3, para depois ser retirada em local que estará devidamente assinalado. O relógio iniciará a contagem no momento estabelecido, com ou sem a presença dos participantes. À chegada, após cortar a meta, todos os participantes são obrigados a colocar novamente a máscara de proteção.
É obrigatório o uso de máscara de proteção no recinto de levantamento dos dorsais, na zona do evento, no local da partida até ponto devidamente assinalado e logo após a passagem pela meta.
A organização terá um sistema de segurança ao longo de todo o percurso, contudo, dado a impossibilidade de corte de tráfego rodoviário (prova de estrada), os participantes devem cumprir as regras de trânsito nas estradas de uso público.

Desqualificações:
 
Ficará desclassificado todo aquele que:
 
• Não cumpra o presente regulamento;
• Não complete a totalidade do percurso;
• Deteriore ou suje o meio por onde passe;
• Não leve o seu dorsal bem visível;
• Ignore as indicações da organização;
• Tenha alguma conduta anti-desportiva.

A inscrição na prova implicará total aceitação do presente regulamento.

Inscrições


A inscrição é realizada online através da cronoaaalgarve.org disponível no site www.aaalgarve.org
As inscrições online abrem às 12h00 do dia 9 de Novembro de 2020 e termina no dia 11 de Novembro às 12h00.
Limite de inscrição de 100 atletas. A organização reserva 20 inscrições para convidados/  parceiros.

Levantamento dos dorsais/ Secretariado das provas:
O levantamento dos dorsais decorrerá nos dias 12 e 13 de Novembro semana na sede da  Associação de Atletismo do Algarve (Rua Ataíde Oliveira, nº119, 5º direito), em Faro.
O secretariado de cada prova funcionará junto à partida da mesmo, facilitando o cumprimento das orientações da DGS relativamente à Pandemia por COVID-19.
Todos os atletas devem fazer-se acompanhar de quatro alfinetes.


Serão os atletas inscritos informados sobre o circuito a efetuar antes, durante e após a competição, salvaguardando as zonas de encontro/ reunião de participantes, zonas de aquecimento, zona para câmara de chamada, zona de partida, características do percurso, zona de meta, etc.).

A organização do circuito reserva-se no direito de aceitar atletas (no máximo de 30 atletas) que pretendam competir apenas em 1 prova do circuito, sendo que esses atletas  não têm direito a prémio de “etapa”. Os atletas deverão fazer a sua inscrição apenas para  essa prova, e é aceite por ordem de chegada;

Total permitido de atletas é de 150.
 

 
Tendo em conta as orientações da DGS no combate à COVID-19, no ato do levantamento do dorsal será solicitado a cada participante a assinatura de um Termo de Responsabilidade, no qual assumirá o seguinte:

 
 
  • Que leu e aceita na íntegra o presente regulamento;
  • Que tem capacidade física e psicológica para participar neste tipo de evento;
  • Que não apresenta sintomatologia suspeita de infeção por COVID-19;
  • Que não teve contacto com caso confirmado ou provável de infeção por SARS-Cov2 ou Covid-19 nos últimos 14 dias.

Antes de realizar a sua inscrição deve ler o regulamento na integra.

NOTA IMPORTANTE:
O CIRCUITO "CORREDOR COMPLETO" AAALG - SUPER SPRINT  APENAS SE DESTINA A ATLETAS FILIADOS NA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO