Área de clubes
18 ABR 2021 10h00

44.º Cross das Amendoeiras em Flor

Categoria Corta Mato Local Aldeia das Açoteias
< voltar
REGULAMENTO INSCRIÇÕES FINAIS RESULTADOS FINAIS RESULTADOS EM DIRETO 44.º Cross das Amendoeiras em Flor
01 /02
A Associação de Atletismo do Algarve, com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira e do Clube Desportivo Areias de São João, realiza no próximo dia 18 de Abril de 2021 o 44º Cross Internacional das Amendoeiras para atletas de Elite Internacional, Nacional e Regional, na Pista Internacional das Açoteias, com o seguinte programa horário:
 
 
Regulamento Geral
1. Condições de participação
  1. Idade de participação
A competição Elite é destinada apenas a atletas seniores (conforme recomendação da DGS) maiores de 20 anos (2001 e anteriores).
  1. As distâncias da competição, está indicada no programa do evento.
1.3. Limite de participação:
Elite feminina – 40 atletas/ Elite masculina – 40 atletas
1.4. Total permitido de atletas é de 80.
Perante as limitações, e as características da competição, conforme o numero limite definido pelas autoridades, a organização define os atletas convidados/ aceites na mesma, conforme os seguintes critérios:
  • Atletas convidados pela organização
  • Nivel desportivo do atleta
  • Classificação no Campeonato Regional de Estrada 2021 (só para atletas filiados na A.A.Algarve)
2. A Competição
2.1. Organização
Partindo de uma experiência acumulada no âmbito da organização de eventos, a Associação de Atletismo do Algarve, com o apoio da Camara Municipal de Albufeira, pretende dar resposta às necessidades dos amantes da modalidade, em organizar uma competição de Corta Mato, dando seguimento ao Circuito Mundial de Cross promovido pela World Athletics, dando a possibilidade dos atletas, competirem em segurança, numa competição Internacional.
 
2.2 Horários:
10h00 - Partida Elite A feminino
10h40 – Partida Elite A mascuino
 
2.3. O responsável da competição poderão retirar da prova qualquer corredor se o seu tempo na corrida, o seu estado de saúde assim aconselhar ou a sua conduta antidesportiva assim o entender (incumprimento das regras sanitárias da competição)
2.4. Controlo realizado através de chip que o atleta tem de validar antes da competição.
A não entrega e/ou perda de um chip à organização é da exclusiva responsabilidade do participante. Ficarão a cargo dos participantes todos os custos associados à sua reposição.
 
2.5. A partida será feita de forma faseada, com 20 atletas de cada vez.
Os grupos de atletas irão partir com intervalos de 1 minuto, devendo posicionar-se sobre as marcas numeradas que estarão dispostas na “boxe” de partida. Haverá 3 “zonas” de box, sendo a “zona” 3 a linha de partida.
 
2.6. Todos os participantes serão informados via email, durante a semana do evento, sobre o seu horário de partida. Os atletas serão agrupados sob responsabilidade da organização, com o primeiro grupo de atletas a ser os melhores classificados perante o “ranking” Regional ou critérios da organização.
2.7. O uso de máscara facial é obrigatório na “box” de partida e até à “zona” 3, para depois ser retirada em local que estará devidamente assinalado.
À chegada, após cortar a meta, todos os participantes são obrigados a colocar novamente a máscara de proteção.
 
2.8. É obrigatório o uso de máscara de proteção no recinto de levantamento dos dorsais, na zona do evento, no local da partida até ponto devidamente assinalado e logo após a passagem pela meta.
 
2.9. Desqualificações:
 
Ficará desclassificado todo aquele que:
 
• Não cumpra o presente regulamento;
• Não complete a totalidade do percurso;
• Deteriore ou suje o meio por onde passe;
• Não leve o seu dorsal bem visível;
• Ignore as indicações da organização;
• Tenha alguma conduta anti-desportiva.
2.10 A inscrição na prova implicará total aceitação do presente regulamento.

Nota Importante: Os participantes serão responsáveis por todas as ações suscetíveis de produzir danos materiais, morais, ou de qualquer outra natureza, a si mesmos e/ou a terceiros. A organização declina toda a responsabilidade, em caso de acidente, de negligência, ou de roubo de objetos e/ou valores, de cada participante. Fica a organização, bem como quaisquer dos envolvidos na organização da prova, isentos de responsabilidade resultante dos atos acima descritos. Durante a prova os atletas poderão efetuar ultrapassagens desde que as mesmas não coloquem em risco a sua integridade e a dos seus concorrentes, tendo o cuidado de a sinalizar, devendo manter sempre um afastamento do atleta a ser ultrapassado. Os atletas ultrapassados devem facilitar a manobra de ultrapassagem.

3. Dorsais/ Termo de Responsabilidade
3.1. Levantamento dos dorsais/ Secretariado das provas:
O levantamento dos dorsais/ chip decorrerá no dia 17 de Abril, entre as 15:00h e as 20:00h no secretariado da competição, que funcionará no Hotel Vitória, junto ao circuito de Cross da Aldeia das Açoteias, facilitando o cumprimento das orientações da DGS relativamente à Pandemia por COVID-19.
Todos os atletas devem fazer-se acompanhar de quatro alfinetes.

3.2. Serão os atletas inscritos, informados sobre o circuito a efetuar antes, durante e após a competição, salvaguardando as zonas de encontro/ reunião de participantes, zonas de aquecimento, zona para câmara de chamada, zona de partida, características do percurso, zona de meta, etc.).
Tendo em conta as orientações da DGS no combate à COVID-19, no ato do levantamento do dorsal será solicitado a cada participante a assinatura de um Termo de Responsabilidade, no qual assumirá o seguinte:
 
  • Que leu e aceita na íntegra o presente regulamento;
  • Que tem capacidade física e psicológica para participar neste tipo de evento;
  • Que não apresenta sintomatologia suspeita de infeção por COVID-19;
  • Que não teve contacto com caso confirmado ou provável de infeção por SARS-Cov2 ou Covid-19 nos últimos 14 dias.
4. Prémios e Escalões
4.1. Prémios:
Só haverá cerimónia de entrega de prémios no local para os três primeiros classificados da Geral do Cross Internacional das Amendoeiras em Flor feminina e masculina.
 
5. A classificação
A classificação final será realizada com base no registos de cada ateta
6. O percurso
Estará devidamente sinalizado e marcado com marcações de fita, sendo obrigatória a passagem pelas zonas assinaladas.

7. Aceitação do presente regulamento
Implica, obrigatoriamente, que o participante autoriza aos organizadores da prova a gravação total ou parcial da sua participação na mesma, pressupõe também a sua concordância para que a organização possa utilizar a imagem do atleta para a promoção e difusão da prova em todas as suas formas (rádio, imprensa escrita, vídeo, fotografia, internet, cartazes, meios de comunicação social, etc.) e cede todos os direitos à sua exploração comercial e publicitária que considere oportuno executar, sem direito, por parte do atleta, a receber qualquer compensação económica.

8. Equipas de Apoio
Haverá equipas de apoio, socorro e emergência para prestar os cuidados aos participantes que deles necessitem.

9. Casos Omissos
Os casos omissos deste regulamento, serão resolvidos pela comissão organizadora, de cujas decisões não haverá recurso. Todas as reclamações serão resolvidas pelo conselho de arbitragem da Associação de Atletismo do Algarve.

10. Alterações
A organização reserva-se o direito a realizar as modificações que considere necessárias dependendo das diferentes condições, assim como à suspensão da prova se as condições meteorológicas, medidas em conformidade da DGS ou motivos de força maior assim o obrigarem.

11. Informações Específicas da competição
Responsabilidade
  • É obrigatório o preenchimento e entrega do Termo de Responsabilidade, contra o levantamento do dorsal, conforme Orientação nº 36/2020 de 25 de Agosto
  • No ato do levantamento do dorsal/ chip será entregue uma lista de contactos de emergência/uteis que em caso de necessidade poder, rapidamente, entrar em contacto (anexo 3).
 
Seguro
  • Seguro de atleta filiado na Associação de Atletismo do Algarve/ Federação Portuguesa de Atletismo
 
Higienização/ Segurança
  • Haverá duas instalações sanitárias que serão higienizadas regularmente durante o evento.
  • Será limitado o seu acesso só para os atletas e organização
  • Dispensadores de desinfetante para a higienização das mãos à entrada da Box 1
  • Público: Não é permitido público na zona de competição (ex. secretariado, partida, circuito e meta).
Comunicação
  • Será enviado aos participantes, até 24h antes, um guia de atleta, com todas as normas de atuação, a ordem/horário de partida de cada atleta, sinalética do “circuito” de fluxos de entrada e saídas diferenciadas, entre outras informações imprescindíveis.
Secretariado
  • Recolha do dorsal no dia anterior à competição
  • No local da competição: Sinalização para o cumprimento do distanciamento social, da etiqueta respiratória e do uso obrigatório de máscara;
  • Disponível solução antisséptica de base alcoólica (SABA) para utilização dos participantes.
Dia da Competição
  • Na zona da prova, os atletas são separados individualmente, mantendo o distanciamento físico dos restantes;
  • A distribuição dos corredores é realizada por tempo e desempenho expectável
  • Não haverá entrega de dorsais no dia da competição
Zona de Partida
  • Uso de máscaras é obrigatório;
  • Marcações de posição dos atletas na linha de partida, registo de tempos por chip e classificações por registo do tempo da realização da distancia total indicada no presente regulamento.
Métodos para as partidas:
  1. Horário de partida atribuído a cada grupo de atletas
  2. Controlo rigoroso no acesso à linha de partida, e criar zonas de acesso restrito e garantir que tem meios para lidar com eventuais ajuntamentos junto à área de meta/partida;
  3. Comunicar, regularmente, por instalação sonora as indicações gerais e quais os grupos de atletas que se devem dirigir à zona de partida, para evitar aglomerados de pessoas;
Zona de Meta
  • Ao passar pela área de meta têm de manter o distanciamento físico e colocar a máscara;
  • O refrescamento na zona de meta devem cumprir os mesmos requisitos dos demais, não permitindo aglomerados de pessoas, sendo entregue uma garrafa de água individualmente;
  • Haverá 2 “funis” de chegada, diferenciados com o distanciamento de segurança, evitando assim a aglomeração de atletas na zona de chegada;
Cerimónia de pódio
  • Apenas haverá cerimónia protocolar para os três primeiros classificados absolutos da prova de Elite de ambos os géneros.